IRA!

Publicado: 30/04/2012 por Rubem Cruz em Pecado
Tags:, ,

Quando pensamos ou falamos sobre Ira, pensamos numa situação em que já não dá pra segurar os nervos. Aquela situação em que a raiva sobe a cabeça, falamos sem pensar e sem medo de magoar alguém e agimos de tal maneira que não nos preocupamos com as consequências. A Ira está sim relacionada a isso, mas na verdade isso se chama Ira manifestada, o estágio explosivo dos nervos. Mas eu quero abordar o fato de não existir só a Ira manifestada, como também a Ira passiva.
A Ira vem para o nosso bem, a Ira se baseia na confiança em Deus e na meditação em sua Palavra. Guardar a Ira e se controlar muitas vezes é muito difícil, controlar os nervos e aliviar a tensão é quase impossível quando estamos em uma situação ofensiva e comprometedora.

A Bíblia diz lá em Provérbios 19 vers. 11 que “A pessoa sensata controla o seu gênio, e a sua grandeza é perdoar quem a ofende” e também em Provérbios 17 vers. 14 “O começo de uma briga é como a primeira rachadura de uma represa; é bom parar antes que piore”

Sempre, em uma discussão as duas pessoas querem e têm a certeza de estarem certas. Nenhum cede enquanto o outro não ceder. É muito raro uma discussão acabar em entendimento ou acordo entre as pessoas, embora uma reconciliação possa vir a acontecer no futuro. Por isso é bom manter a calma e a sensatez, a Bíblia diz:

“Qualquer tolo pode começar uma briga, quem fica fora dela é que merece elogios” Provérbios 20.

Em Efésios 4 – 26,27 Temos um bom incentivo para praticarmos a sensatez, “Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que pequem e não fiquem o dia inteiro com raiva. Não deem ao diabo a oportunidade de tentar vocês”
Em algumas situações pensamos em como Jesus Cristo agiria se estivesse em nosso lugar, mas quando estamos envolvidos e sem saber como agir, carne raiva fala mais alto e agimos por impulso. A memorização desses dois versículos (Efésios 4 – 26,27) nos ajuda muito a pensar antes de agir.

Fiquem com Deus e que Ele abençoe a vida de cada um de vocês !

“Aquele que suporta em silêncio a humilhação de terceiros, é aquele que deixa Jesus Cristo tomar suas dores”

Saymon Lucas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s