OS HUMILHADOS SERÃO EXALTADOS

Publicado: 03/09/2012 por Rubem Cruz em Orgulho
Tags:,

Olá pessoal, ontem teve uma ministração de teatro do grupo Jeová Nissi na minha cidade e eu fui. A peça se chama “O Fantasma de Naamã” e ela contextualizava a história de Naamã dentro de um cenário de um circo que estava falindo por causa de alguns erros de seu administrador. Mas o  que me chamou muita atenção foi justamente como a história de Naamã pode servir de exemplo para todos nós e é sobre ela que eu vou falar hoje com vocês.

Primeiramente, vou localizar esta narrativa na Bíblia, ela está em II Reis 5. Neste capítulo, podemos observar que Naamã era um comandante do exército do rei da Síria e era muito respeitado, pois já havia concedido vitórias à Síria, porém ele sofria com uma doença que o deixava debilitado, que era a lepra.

Em um certo dia, uma serva israelita da mulher de Naamã falou que em Samaria havia um profeta que poderia curá-lo. Logo, Naamã pediu permissão ao rei da Síria e foi ao encontro deste profeta com muitas recompensas, que seriam entregues caso este o curasse.

Chegando em Samaria, ela procurou o profeta Eliseu, que pediu a um ajudante seu que recebesse Naamã e lhe desse esta mensagem: “Vá ao rio Jordão e mergulhe ali sete vezes. Sua pele será curada e renovada.”.

Naamã se irritou com a mensagem e inicialmente não quis atendê-la, pois sabia que em sua cidade haviam rios muito mais limpos que o rio Jordão. Mas logo foi convencido pelos seus ajudantes a mergulhar e assim que o fez, ficou curado.

Ele então retornou para agradecer o profeta e lhe dar os presentes, mas Elieseu se negou a recebê-los. Naamã também reconheceu o Deus de Israel como seu único deus.

Bem, esta é a história e podemos tirar algumas conclusões dela que podem nos ensinar muito.

Uma delas é que Naamã deveria ser um comandante orgulhoso, cheio de altivez, portanto não aceitava a humilhação que a lepra o trazia e nem aceitava ser humilhado pelas pessoas ou situações.

Outra conclusão é que ele teve que quebrar seu orgulho para ser curado, já que para se banhar no rio ele deveria tirar as suas vestes e mostrar as suas feridas, se humilhando publicamente, já que esta era uma das doenças mais repugnantes da sua época.

E, por último, podemos perceber que Deus sempre estará conosco, basta para isso estarmos dispostos a deixarmos o nosso eu e seguí-Lo.

Mas ai você me pergunta: “E o que isso tem haver comigo? Eu não tenho lepra e nem estou doente.”. É justamente neste ponto em que nós nos inserimos, a lepra foi um exemplo de uma coisa que o afligia e fazia com que ele perdesse a sua essência, já que esta doença o transfigurava, deixando o seu corpo cheio de feridas.

Assim também é o pecado, ele destrói a nossa essência e nos corrompe, porém muitas vezes não nos humilhamos e entregamos ele nas mãos de Deus, deixando que o Espírito Santo nos molde e nos aperfeiçoe.

Muitas vezes somos arrogantes, prepotentes, mentirosos, invejosos, temos ira, rancor, e tantos outros pecados que cada vez mais nos afastam de Deus, mas não conseguimos nos humilhar na presença de Deus e pedir que Ele nos mude.

           Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. Isaías 59:2

E hoje eu quero te desafiar, assim como me desafiar, a nos humilharmos diante de Deus e permitirmos que Ele nos cure e nos liberte. Quero convidar você a se quebrantar e mergulhar neste rio de águas vivas.

 Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. Lucas 14:11

Que Deus te abençoe!

Bruna Gonçalves

Deixe um comentário