Onde você tem construído seus altares?

Publicado: 26/10/2012 por Rubem Cruz em Vida Devocional

Olá abençoados(as) *-*’ vamos a palavra?!

  Hoje a palavra é baseada na história de Abrão e Ló (aqui Abraão ainda não havia tido seu nome mudado). =D

 Deus havia feito uma promessa para Abrão, que lhe daria uma terra e uma descendência incontável e disse que ele deveria sair de sua tenda e ir para o lugar onde o próprio Deus mostraria. Então Abrão pega suas coisas e parte, junto com Ló, para o lugar onde Deus mostraria. Ao longo do texto vemos que em todo lugar que Deus levava Abrão, ali ele levantava um altar ao Senhor e o adorava.

  “Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre.”

(Gênesis 13:15)

A história nos mostra que tanto Abrão como Ló eram muito prósperos e em certa altura da história, vemos que o lugar onde eles estavam era pequeno para os dois e então eles deveriam se separar.

 

 

“Subiu, pois, Abrão do Egito para o lado do sul, ele e sua mulher, e tudo o que tinha, e com ele Ló.
E era Abrão muito rico em gado, em prata e em ouro.
E fez as suas jornadas do sul até Betel, até ao lugar onde a princípio estivera a sua tenda, entre Betel e Ai;
Até ao lugar do altar que outrora ali tinha feito; e Abrão invocou ali o nome do SENHOR.
E também Ló, que ia com Abrão, tinha rebanhos, gado e tendas.
E não tinha capacidade a terra para poderem habitar juntos; porque os seus bens eram muitos; de maneira que não podiam habitar juntos.
E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló; e os cananeus e os perizeus habitavam então na terra.
E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos.
Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda.” (Gênesis 13:1-9)

 Ló observa os campos e escolhe ficar com a parte que, aos olhos, era a melhor. Então Abrão vai para o outro lado, e lá novamente levanta um altar ao Senhor.

Mais pra frente vemos que houve uma guerra onde Ló estava, ele e sua família haviam sido capturados e os seus bens tomados. Quando Abrão ficou sabendo disso, ele reuniu um exército e foi pra batalha e Deus entregou os seus inimigos nas suas mãos! Então Abrão libertou Ló e devolveu a ele tudo o que lhe pertencia.(Essa passagem encontra-se em Gênesis do 12 ao 14).

Bom, agora vamos aos pontos dessa história. Deus queria ver onde estava o coração de Abrão e manda ele sair de sua casa, de perto de sua família e ir para um lugar desconhecido. Vemos Abrão prontamente respondendo ao chamado do Senhor e partindo. Vemos em todo o tempo Abrão levantando altares ao Senhor, marcando os lugares onde ele passava, marcando aquilo que Deus havia lhe dado e adorando ao Senhor. Abrão sabia quem era o seu Deus.

Tanto Abrão quanto Ló, eram muito prósperos, porém em nenhum momento vemos Ló adorando ao Senhor. Abrão passou por dificuldades, foi para uma terra que estava passando por fome, foi para o Egito, mas em todo o tempo estava levantando altares ao Senhor e Deus lhe deu a vitória. Já Ló, não fazia isso, e acabou sendo capturado na guerra e precisou que Abrão viesse o libertar.

O coração de Abrão estava em Deus e Deus era com ele. Abrão sabia do segredo para as coisas acontecerem. Ele tinha a promessa de Deus sobre a sua vida e sabia disso, mas nem por isso ele vivia da forma que quisesse. Ele vivia uma vida de obediência a Deus e de adoração. Todo lugar que ele ia e tudo que era dele ele consagrava ao Senhor construindo altares.

 

 

Esse é o segredo queridos, isso é o que Deus quer de nós. Temos que saber quem é o nosso Deus e temos que viver uma vida de obediência, o nosso coração tem que estar nEle. O importante é que Ele cresça e que a gente diminua. Temos que levantar altares para o Senhor em todas as áreas de nossas vidas. Podemos fazer isso adorando ao Senhor, podemos fazer através de jejum, deixando de fazer a nossa vontade pra fazer a vontade de Deus ou até mesmo simplesmente obedecendo a Deus. Assim estaremos defendendo o que é nosso, as promessas de Deus para a nossa vida.

Talvez você se pergunte por que que as coisas nunca dão certo pra você, por que que as coisas não funcionam, não fluem (..) A resposta pra isso é simples: onde esta o seu coração? Onde estão os teus altares?

 

Irmãos nós temos uma escolha a fazer, podemos ser como Abrão ou como Ló. Escolha ser como Abrão, construa altares ao Senhor, adore ao Senhor nos bons momentos e nos maus momentos. Coloque seu coração diante de Deus e que seu desejo maior seja fazer a vontade dEle.

 

Fiquem na paz lindezas de Jesus 😉

Tamara Carolino

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s