O CLAMOR DE JAIRO!

Publicado: 18/02/2013 por Rubem Cruz em Família
Tags:

Fala minha galera bonita!

Que saudade de vocês, ficamos muito tempo de “férias” rs, é pessoal casei, viajei, tanta coisa para contar para vocês, mas tenho uma noticia muito boa, o blog está de volta e com força total, com novos escritores, vai ser muito especial e para voltarmos, vou deixar vocês com um texto da minha esposa linda, texto que foi usado na pregação dela na nossa igreja ontem.

E, passando Jesus outra vez num barco para o outro lado, ajuntou-se a ele uma grande multidão; e ele estava junto do mar.E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés,E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva.Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta; para que enfadas mais o Mestre?E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente.E não permitiu que alguém o seguisse, a não ser Pedro, Tiago, e João, irmão de Tiago.E, tendo chegado à casa do principal da sinagoga, viu o alvoroço, e os que choravam muito e pranteavam.E, entrando, disse-lhes: Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme.E riam-se dele; porém ele, tendo-os feito sair, tomou consigo o pai e a mãe da menina, e os que com ele estavam, e entrou onde a menina estava deitada.E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi; que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te.E logo a menina se levantou, e andava, pois já tinha doze anos; e assombraram-se com grande espanto.E mandou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e disse que lhe dessem de comer. (Marcos 5:21-23/35-43)

A rotina de Jesus era agitada, quando não estava pregando ou ensinando, sempre vinham pessoas até ele querendo cura, libertação ou uma nova vida.

Nesse contexto, após ter pregado Jesus pega um barco com seus discípulos e vai até a terra dos gesarenos ou gadarenos, lá encontra um homem endemoninhado e liberta-o, depois volta para Cafarnaum que ficava a margem do mar da Galiléia. Quando chega, a bíblia diz que a multidão rapidamente veio ao seu encontro e entre muitas pessoas veio também um homem chamado Jairo, ele era alguém importante naquela localidade, pois era um dos principais da sinagoga, ou seja, era ele o responsável pela manutenção e programação dos trabalhos no local onde os judeus prestavam culto.

A bíblia nos conta que ele se prostrou aos pés de Jesus (v.22) e insistentemente suplicou que fosse com ele até sua casa, pois sua filha estava morrendo, e Jesus vai com ele.

O primeiro princípio que aprendo com essa história é que:

1-    Não importa quem você seja, Jesus olha você como um ser individual e olha seu coração – Jairo mesmo sendo alguém de prestígio na sociedade ele se prostra aos pés de Jesus e lhe faz uma suplica, súplica significa: pedido com humildade. Há umas horas antes desse acontecimento Jesus havia atravessado o mar da Galiléia para estar com um mendigo e libertá-lo, e agora ele estava com um dos principais da sinagoga.  Jesus não olha nossa conta bancária, como nos vestimos, ele tem uma capacidade que nós não temos: De olhar para nós e enxergar no fundo da nossa alma e ver se estamos sendo sinceros com ele.

No caso de Jairo ele rasgou seu coração diante do mestre, pois seu maior sonho estava morrendo. Fico pensando ao ler esse texto que talvez Jairo tenha esperado até o fim para recorrer a Jesus, como se fosse à última solução, a última coisa que ele poderia fazer. Não espere a morte bater em sua porta para convidar Jesus para ir até sua casa, e não digo de morte física apenas, mas morte de sonhos, de esperança, projetos, morte da primeira instituição formada por Deus, a família. Não espere a morte assolar sua rotina para chamar Jesus para ir com você até sua casa, mas até se isso acontecer ele vai contemplar seu coração sincero e vai aceitar o seu convite.

imagesCAIIZO74

2-     Um líder pode mudar a história de sua casa e daqueles que estão a sua volta.

Um líder que sabe procurar ajuda no lugar certo pode mudar o rumo da vida daqueles que estão debaixo de seu cuidado. A bíblia diz que Jairo foi até Jesus, bem provavelmente sua filha nem soubesse que ele estava recorrendo ao mestre, mas por causa dessa atitude do responsável da casa houve uma mudança no curso da vida daquela menina, seu fim era morte, mas através da atitude de seu pai houve vida. Quantos pais nós temos aqui? Quantos responsáveis espirituais temos aqui? Todos nós somos responsáveis espirituais por alguém, pois conhecemos a Jesus. Lembre-se: Nós podemos mudar a sentença que está sobre a vida de alguém através do nosso clamor junto a Jesus. Quantos de nós estamos realmente dispostos a suplicar para mudar a sentença que está sobre a vida de alguns que conhecemos? Talvez a morte esteja rondando nossos sonhos, e não a nada pior do que viver sem sonhos, sem esperança. Tem passado um comercial de um programa que é exibido no domingo a noite, e umas das reportagens fala sobre depressão, segundo as pesquisas em 2030 a depressão será a doença mais incapacitante do mundo, e um dos sintomas é a incapacidade de sonhar, de ter esperança. A história de Jairo nos mostra que nós podemos mudar essa sentença através do nosso clamor a Jesus.

 

3 – Às vezes de quem esperamos uma palavra positiva receberemos palavras cheias de incredulidade. (v.35)

A bíblia nos fala que quando Jairo esta no caminho com Jesus alguns que parecem ser próximos a ele lhe dizem para desistir, pois sua filha havia morrido. Quantas vezes isso acontece conosco, em algumas situações juntamos o restante de nossas forças para ir até Jesus, mas na caminhada recebemos palavras cheias de incredulidade: Isso não tem jeito; porque você ainda ora por ele? Você acha mesmo que Deus vai suprir sua necessidade? Que exagero, deixa seu filho assistir esse programa, não tem nada a vê não, vai criá-lo numa bolha? Muitas vezes esses são os momentos que precisamos decidir quem vamos escutar, e com certeza isso vai determinar que final vamos ter.

Nessa hora Jesus sabia que Jairo precisava de uma palavra de animo, então, sem dar importância aos que esses homens falavam Jesus fala para Jairo: Não tenha medo, tenha fé.

ja

4 – No meio da dor escolha escutar apenas a voz de Jesus que diz: Não tenha  medo, tenha fé. (O tempo verbal no original quer dizer: Pare de temer, continue crendo)

A bíblia nos mostra que a vida chegou aquela casa porque Jairo parou de temer e continuou crendo. Meu convite a você nessa manhã é para parar de temer e continuar crendo, e se em algum momento você parou de suplicar a Jesus porque as palavras de incredulidade foram mais fortes, sempre há tempo de voltar e se humilhar aos pés do nosso Pai.

Layla Cruz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s