Critique sempre

Publicado: 05/03/2013 por Rubem Cruz em Vida Devocional
Tags:

Olá amigos,

Como vocês estão? Essa semana, como de costume, eu andei pensando muito. Esse é meu mal, penso demais. Aí fico chegando a conclusões tristes às vezes, mas enfim… Andei pensando em o que é ter senso crítico. Hoje eu quero falar sobre isso!

“mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom.” (1ª Tessalonicenses 5. 21)

Julgar

Primeira coisa que precisamos aprender é a diferenciar crítica de falar mal. Na verdade, a crítica tem nada a ver com falar mal. Aquele que fala mal na maioria das vezes não analisa aquilo que está falando, já o crítico usa como base a análise. Então, entenda uma coisa: Deus não se agrada de que falemos mal do outro, mas está super interessado naquele que é um bom crítico. Por quê? Porque a crítica revela alguém maduro, que sabe apurar o que lhe é chegado ao ouvidos. Um cristão que não é crítico corre um sério risco de sofrer instabilidade, pois não tem uma fé bem embasada. Um bom exemplo é aquele que fica pulando de igreja em igreja, aí ouve uma coisa aqui outra ali e no final das contas não chega a conclusão nenhuma e não tem uma opinião sólida.

Mas o ponto principal que eu quero chegar hoje é sobre a crítica à luz da bíblia. Isso é muito importante, muito mesmo. Vivemos em um tempo que se você ligar a TV ouvirá várias pessoas falando da bíblia, de Jesus, de Deus, etc. Pode parecer bom, mas está se tornando cada vez mais difícil ouvir do Evangelho puro e genuíno que Jesus nos apresentou. Uma das armas que Deus nos dá para combatermos os falsos profetas é a crítica. Pra início de conversa, você só terá um olhar crítico sobre algo se conhecê-lo o bastante para isso. Então, trate de estudar a Bíblia com seriedade e perseverança, pedindo ao Espírito Santo que interprete para você o que Ele quer dizer. Esse é o primeiro passo! Segundo, precisamos entender de uma vez por todas que pastor, preletor, pregador e afins são todos seres humanos como nós. O que eles dizem no púlpito ou na sua célula pode está errado sim, eles são humanos, logo cabe a você ser maduro o suficiente para analisar. Para isso eu te dou o mesmo conselho que Paulo dá no versículo acima: “ponham à prova todas as coisas…”.

Não tenho medo de falar sobre isso, pelo contrário, estou muito feliz em poder te dizer que ser crítico é algo bom. Precisamos apenas tomar cuidado, para que façamos isso com amor, respeito ao próximo e guiados pelo Espírito Santo, que é nosso maior ajudador. Peço-te, por favor, tome cuidado com tudo que você escuta por aí, principalmente dentro das igrejas e nos canais “evangélicos” dessa vida. Aquele que tem toda verdade pra te dizer é Deus, através da Bíblia, através de líderes que Ele mesmo estabeleceu em sua vida e através de amigos que buscam a santidade junto com você. Critique sempre, fale mal nunca.

Que Deus nos Abençoe!

Breno Azevedo

Anúncios
comentários
  1. Luana disse:

    Concordo com você! Criticar, não é falar mal, ou ferir o próximo! Toda crítica deve ser bem vinda, mais quando for construtiva! Somos irmãos em Cristo, e sempre devemos lembrar que Ele nos mandou amar-mos ao nosso próximo como a nós mesmo!! =) Abraços Brenitooo!

    • Breno Azevedo disse:

      Isso aí Lulu! Você me conhece, sabe como sou crítico, vc msm me dizia mt isso haha

      Que Deus nos ensine a usar isso para a glória Dele 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s