UM OLHAR SOBRE O CORAÇÃO

Publicado: 15/05/2013 por Rubem Cruz em Chamado, Vida Devocional
Tags:,

“Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” 1 Samuel 16:7

Em Samuel 16, conta-nos que Saul estava sendo rejeitado como rei de Israel, e o profeta Samuel vinha tendo problemas com ele. Samuel argumentou com Deus a ida dele até Jessé o belemita (1 Samuel 16:2).O profeta Samuel sacrificou um novilho (ao se aventurar numa espionagem) e partiu para Belém, em busca da casa de um homem chamado Jessé. Esse homem tinha os seis filhos mais belos de Israel e um filho adolescente. Quando chegou em Belém, o profeta Samuel anunciou que vinha em missão de paz e convidou os aldeãos a participarem do sacrifício (1 Samuel 16.5). Quando Jessé chegou ao local, o coração de Samuel disparou. O filho mais velho, Eliabe, tinha com certeza, perfil para ser rei, mas Samuel levou um claro e nítido NÃO de Deus- assim como em relação a todos os outros filhos de Jessé (ver 1 Samuel 16. 6-8).
Sendo assim, Samuel ficou intrigado e perguntou a Jessé se aqueles eram todos os filhos que ele tinha (ver 1 Samuel 16.11ª) .

cor

Quem nunca se sentiu excluído, rejeitado, sozinho? Você já se sentiu alguma vez como o filho “excluído” por ser o mais novo? Fato é que não é necessário ser homem nem ter irmãos para se sentir dessa maneira. Em algum momento nos sentimos rejeitados, dificilmente estamos protegidos dessa sensação. Já senti a rejeição diversas vezes, talvez você já tenha se sentido assim, tratado como se não existisse, como se não fosse querido.

Os pequenos vislumbres que temos da relação de Davi com seus irmãos indica, que Davi também conhecia a dor do desprezo. Acredito que sua sabedoria e sua natureza meditativa tiveram inicio na solidão de um lar em que era o irmão caçula acostumado à rejeição e ao ostracismo. Será que ele era obrigado a ficar nos campos, cuidando das ovelhas, ou ficava lá, tendo em vista aqueles animais eram mais suportáveis que seus irmãos???

Quando Samuel perguntou a Jessé se ele tinha algum outro filho, ele respondeu : “Ainda tenho o caçula, mas ele está cuidando das ovelhas.” (1 Samuel 16.11 b)
A obstinação de Samuel é impressionante. Observe a Jessé quando soube que havia ainda outro filho: “Traga-o aqui; não nos sentaremos para comer enquanto ele não chegar.”
1 Samuel 16.11B

coracao

Quando o adolescente formoso, de traços ruivos, pequeno e, sem dúvida cheirando a ovelha, entrou em cena sem ter a menor ideia do que o aguardava. Com certeza, ele não seria a primeira escolha de seu pai nem de Samuel. Deus, contudo, ensinou a Samuel uma importante lição- 1 Samuel 16.7C.
A mente humana tem uma forte tendência a ir pela aparência a julgar com base na aparência. Mas as escolhas de Deus não são aleatórias. Algumas considerações sobre Davi mostram o porquê Deus pode tê-lo escolhido.

1-      A genealogia de Jesus e Davi são comuns – ambos eram descendentes de Judá, um dos filhos de Jacó. (gênesis 40.10a) ; a imperfeita herança familiar de Cristo nos remete à graça de Deus nas nossas vidas;

2-      Buscamos a perfeição, queremos ser bons, tão bons que não precisamos de ninguém nem de nada. E, se você não sabe, esse desejo de ser perfeito e imbatível tem base bíblica- A TORRE DE BABEL – O episódio descreve, metaforicamente, o esforço humano para ocupar o lugar do Pai. Davi era vazio dessa perspectiva de ser perfeito.

3-      Deus escolheu Davi. Aos olhos naturais, era uma escolha sem sentido, todavia Deus não trabalha com o sentido humano, mas, sim, com Sua graça. Quando Ele nos chamou, sabia o que estava fazendo.

4-      O nome Jessé significa HOMEM. Jesus chamava a Si próprio de Filho de Homem, mais do que qualquer outro título. Não é interessante que o rei de Israel, que é visto como uma tipificação de Cristo seja literalmente também o Filho do Homem?

5-      A ocupação de Davi – pastor de ovelhas. Isso fazia dele candidato ao trono. Achamos tal papel insignificante, e aos olhos humanos realmente o é, mas Deus trabalhava na vida dele desde o começo. 

DAVI ADQUIRIU UMA EXPERIÊNCIA DE VIDA INESTIMÁVEL CUIDANDO DAS OVELHAS. Salmo 78.70-72:“Então, escolheu Davi, seu servo: foi buscá-lo no meio das ovelhas. Num dia estava cuidando de ovelhas e dos seus cordeiros; no outro, estava pastoreando Jacó, o povo de Deus, Israel, sua herança, seu patrimônio. Seu bom coração fez dele um bom pastor; com sabedoria guiou seu povo.”

ovelha

Poucas coisas parecem menos espirituais do que tomar conta de um monte de ovelhas malcheirosas, porém o Altíssimo usou habilidades de Davi para propósitos eternos.O Deus que preparou Davi tem preparado você durante toda a sua vida. Quais são as suas habilidades e experiências?

Quero te dizer que Ele, toma suas qualidades e as usa para Sua Glória.Você que pensa que suas habilidades são obsoletas para o Reino, quero te dizer que Ele tem grandes planos para usá-lo de maneira única e poderosa. Nunca imagine que segui-lo significa jogar fora quem Ele o criou para ser.

Quando Davi voltou para casa, Samuel viu que ele era ruivo, de belos olhos e boa aparência (1 Samuel 16.12b).Ainda assim, Samuel não se comoveu, ele já tinha errado nas aparências com Saul. Então DEUS disse: levanta-te e unge-o, porque este mesmo é. (Samuel 16.12c) Não importa se as circunstâncias são contrárias, se as pessoas não olham para você, Deus olha, Deus vai além, Deus enxerga seu coração, então não esmoreça. Pessoas e circunstâncias passam, mas a vontade de Deus não se contradiz, NADA sobrepuja o querer de Deus. CREIA.

“Samuel tomou seu frasco de óleo e o ungiu à vista de seus irmãos. O Espírito do Eterno veio sobre Davi como uma rajada de vento, apoderando-se dele para o resto da vida.” 1 Samuel 16.13

Você pode imaginar o Espírito Santo descendo com poder Samuel se colocando com temor e reverência diante do adolescente e derramando óleo sobre sua cabeça?
Embora o óleo, certamente, tenha embaçado a visão daquele cujos olhos ele escorreu, a visão de Deus estava clara como cristal. Ele havia dito: “EU O ENVIAREI A JESSÉ. ESCOLHI UM DE SEUS FILHOS PARA FAZÊ-LO REI.” 1 Samuel 16.1C
Deus cumpre o Seu querer.

Em 2 Crônicas 16.9a, diz: “Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele;”
Temos muitos motivos para confiar no Senhor, no Seu amor e cuidado. A realidade do texto não está muito distante de nós em se tratando da busca de Deus. Quanto às aparências, elas são bem mais significativas que naquele tempo, todavia Deus continua o mesmo. Deus continua a buscar o coração, Ele não quer aparências ou perfeições aparentes, Ele busca integridade, pureza de coração.

cor2
O que você tem oferecido ao Senhor? O que está no meu coração? Essas perguntas eu me faço todos os dias desde que resolvi mergulhar verdadeiramente no que Deus tem para mim. Eu andava de aparências, debaixo de mentiras, me preocupava tanto com os outros, queria agradar os outros, me omitia a todo o tempo, meus medos e anseios estavam tão bem guardados que não havia espaço para crer que Deus poderia mudar tudo. Eu estava insatisfeita. Até que resolvi crer, pois não dava para viver uma vida de miséria na presença Daquele que tem tudo para mim. Quando digo tudo, refiro-me a presença Dele que é alimento em meio a fome, é paz em meio a guerra, que é conforto em meio ao desiquilíbrio, que é água em meio a sede… Eu era uma pessoa que exaltava minhas dores, que resmungava, que me entristecia facilmente, até que me vi numa situação insuportável, caminhar assim estava me fadigando, me levando a exaustão mental, emocional e sei que também estava entristecendo ao Senhor pois a vida que Ele tem para mim não condizia ao que eu vivia.
E foi no reconhecimento da minha hipossuficiência total, nas minhas mazelas, nas minhas angústias, nas minhas perdas, que vi as mãos do Senhor a me conduzir para uma vida que não havia me aprofundado – vida de oração, Ele me levou para um lugar que nunca havia pisado, eu comecei a orar, a buscar como nunca havia feito, e com minha vida de oração comecei a andar em lugares floridos, alegres, belos, cheio de paz, me encontrei no e com o Senhor.

JOVEM_~1
A verdade é que, quem se encontra com o Espírito Santo diariamente é renovado, quem tem o Espírito Santo como amigo íntimo passa pelas dificuldades, dores e lutas, mas de forma diferente. Tem gênio difícil, mas aprende ser domado, tem mente suja, mas aprende a pensar coisas dignas e puras (Filipenses 4:8), tem conceitos depreciativos de si mesmo, mas começa a se ver como Deus vê (Filipenses 4:8), têm defeitos, pecados e não se acostuma a eles, tem dores e é curado, tem aflições, mas também tem o esconderijo (Salmo 91). A fome e dor chegam para todos, mas há uma certeza o sustento e dependência vem. Tenho aprendido diariamente que, o Senhor é o meu pastor e de NADA TEREI FALTA.
O Espírito Santo quer te anunciar coisas específicas que Deus tem para você (e não para o outro), Deus sonha com você (e isso pode te soar clichê, mas lembre-se ninguém é igual a você e isso tem um por que, existem coisas só para você). Não coma migalhas no chão, se você pode se sentar à mesa.
Deus te abençoe!

Ana Luíza Cruz Barcelos

Deixe um comentário