AOS FILHOS

Publicado: 28/05/2013 por Rubem Cruz em Família
Tags:,

Fala galerinha bonita!

Hoje quero falar com vocês de algo que nesse tempo que tenho cuidado de jovens, eu tenho reparado que quase todos tem uma história para contar sobre isso e quase sempre as histórias não são boas, vou falar hoje da relação pais e filhos, relação que tem sido um dos maiores motivos de problemas emocionais entre os jovens, relação que muitas vezes revela as raízes de grandes lutas que enfrentamos com o pecado.

E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.
Malaquias 4:6

pai

Deus desde o principio sonhou com uma relação saudável entre pais e filhos, infelizmente o pecado entrou na humanidade e isso causou um impacto na vida das famílias, quantas histórias vemos na Bíblia de grandes homens de Deus que suas famílias foram destruídas, quem não se lembra da história de José e seus irmãos que o venderam por ciúme porque seu pai Jacó fez  de José seu filho preferido, engraçado que o mesmo Jacó era o preferido da mãe e já tinha roubado a primogenitura do irmão Esaú, como não se lembrar de Davi que após desejar a mulher de outro e tomá-la pra si, viu sua família ser destruída, seu filho Amnom estuprou sua meia irmã Tamar, Absalão matou Amnom e tentou roubar o reino do pai, essas histórias nos mostram que essa relação é complicada desde o principio, mas Deus quer e pode mudar essa realidade.

Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
Efésios 6:1-3

Quero conversar com os filhos primeiro, Deus quer converter o coração dos pais aos filhos, mas para isso nós filhos temos que fazer nossa parte, sei que você pode está pensando: – Mas Rubem você não tem idéia do que meu pai fez comigo, ele me abandonou, abusou, maltratou minha mãe, ele é muito ignorante, etc…

desobe

Galera sei o quanto tudo isso é difícil, eu já tive muita dificuldade com meu pai e até hoje não temos o dialogo que sei que Deus espera que tenhamos, lembro que tinha muita dificuldade de chamar Deus de pai por conta da minha relação com meu pai, cuido de jovens que foram muito feridos pelos pais e vejo o quanto isso os destroem e quando eles escolhem perdoar e pedem a Deus para curá-los e restaurá-los suas vidas são completamente diferente, eles reconhecem que seus pais são falhos, mas descobrem que eles tem um Pai perfeito, que nunca vai errar com eles e vai amá-los não importa o que eles façam, sei que para alguns até escolher perdoar é difícil, se esse é seu caso peça a Deus um coração perdoador, sabemos que só somos perdoados por Deus quando perdoamos aqueles que nos feriram, então pare de carregar, esse rancor, ódio, raiva, mágoa e se liberte, troque o seu fardo, pare de carregar seu pai ou sua mãe dentro de você como peso e escolha amá-los apesar do que eles fizeram ou fazem, peça a Deus para mostrar para você quem você é Nele, quando você sabe quem você é em Deus, não importa o que façam com você ou o que fizeram, você sabe que é filho do Deus Vivo e que Ele te ama, se você não sabe eu estou aqui para te informar que você tem uma identidade: Você é filho do Deus Vivo, Criador, Grande Eu Sou, Deus Todo Poderoso.

pai3

 Deus quer transformar seus pais usando você, usando sua vida e seu amor.

A Palavra diz que como filhos, temos que ser obedientes e honrá-los não importando quem eles sejam ou como eles ajam, nós temos que fazer nossa parte, sei que ser obediente às vezes é difícil porque nossos pais erram e muitas vezes não dão exemplo que nós esperamos que eles deem, mas não importa como disse nós temos que fazer nossa parte, eu fui o primeiro a me converter em minha casa, quantas vezes meus pais faziam coisas que eu não concordava e eu por me achar “melhor” do que eles, eu não os honrava e nem obedecia, era o crente exemplar na igreja e em casa me transformava, ai orava: Deus por favor converta meus pais, até que um dia Deus me falou: Filho não tem como mudar o coração dos seus pais se você não mudar primeiro, você de vez ficar um filho melhor, você virou um filho mais chato e desobediente. Irmãos desse dia em diante meu comportamento mudou, passei a honrar meus pais, respeitar, amar, cuidar deles, um tempo depois minha mãe se converteu e depois meu pai, eles ainda estão no começo da caminhada com o Senhor, mas irmãos como eu vi que a mudança na minha casa só dependia de uma mudança minha, talvez seus pais, irmãos e familiares não se converteram porque você não tem dado bom testemunho em casa, você é uma “benção” na igreja, mas em casa é um religioso chato, muda que tudo vai mudar na sua casa, isso parece clichê, mas é a verdade galera, antes de querer evangelizar o mundo inteiro, evangelize sua casa, mas não só com palavras e sim com atitudes, ame seus pais, peçam o conselho deles, mostre para eles que você se importa com a opinião deles, por mais que você já tenha seu emprego, ou seja, mais velho, enquanto estiver na casa dos seus pais, aja como deve agir sabendo que os responsáveis por aquela casa são eles e não você.

honrar os pais

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2

Transforme sua casa com a renovação da sua mente, seja diferente do mundo, o mundo hoje diz que os filhos têm que ser rebeldes mesmo, independentes, desobedientes, transforme o mundo sendo um filho diferente, porque assim você vai experimentar a boa, perfeita e agradável vontade do Senhor, transforme sua família com uma revolução do Amor que vem de Jesus.

Semana que vem estarei falando com os pais.

Abraços galera!

Rubem Cruz

Deixe um comentário

