Caminhos em meio à dor…

Publicado: 20/03/2014 por analubarcelos89 em Vida Devocional

caminhos

Olá..

Como é bom poder escrever pra vcs… Estou escrevendo num contexto inédito, de muitas impossibilidades devido a estar com o dedo do pé quebrado. Estou inapta para muitas funções, da mais básica a mais complexa. Eu confesso que jamais imaginaria que quebrar um dedo do pé doeria tanto e eu ficaria tão dependente e vulnerável…

Eu comecei a refletir sobre a dor hoje pela manhã quando tive uma das piores crises de dor, fiquei pensando quais caminhos eu poderia tomar ante a uma dor persistente, aguda e forte. Num momento de dor ficamos tendenciosos a murmurar, desejar saber os porquês, tomar atitudes baseadas em emoções, momentos, e muitas vezes não nos trazem resultados satisfatórios, sábios, coerentes e o mais importante não aliviam as dores.

Nós somos muitos tendenciosos a querer percorrer o caminho mais curto, para encurtar a dor de imediato. Mas existem momentos na vida que é em meio a dor que tiramos as bonanças, bem-aventuranças e aprendemos a sermos seguros em Deus.

Eu confesso que na situação que estou ou até mesmo em outras situações que vivi de dor (porém diferentes da atual), não é fácil escolher caminhos, inclusive aqueles que nos levam a sentir mais dor, os caminhos menos “práticos”.

Quando quebrei o dedo(sábado de carnaval), fui para o hospital, meu dedo doía muito e estava torto, bem torto… Logo depois de passar pelo médico ele me encaminhou para imobilizar o pé direito, e a pessoa que me atendeu, mesmo a dor insuportável que eu sentia, teve que puxar o dedo para ele voltar para o seu lugar devido e com certeza isso me traria ainda mais dor.  E foi isso que ocorreu.

Eu me deparei com circunstâncias muito diferentes que eu tenha vivido até hoje, eu fiquei dependente da ajuda das pessoas, para andar, para fazer tudo, pois não posso colocar o pé no chão.

Todos no hospital, só falavam: “é perdeu o carnaval…” Mas eu escolhi observar algumas coisas, em momento algum quis murmurar por estar em pleno sábado de carnaval, às vésperas do meu aniversário, com a casa cheia de amigos e não poder curtir como curtiria se eu estivesse bem…

Muito pelo contrário, eu quis nesse momento entender o que Deus tinha pra mim, qual era a porção Dele que poderia receber nessa dor. O meu primeiro passo foi acreditar Nele, no Seu amor, graça, misericórdia, infinita bondade.

Logo em seguida, fui agraciada por Deus pela presença Dele,pela vida dos meus amigos, o carinho, amizade deles me surpreendeu. Eles cuidaram de mim a todo o momento, me levando de um lado pro outro… Me senti constrangida com os cuidados de Deus por meio da vida deles…

Há também esse lado da dor, o lado de optar “receber” ajuda e carinhos necessários, que amenizam a dor, ou escolher se enrijecer em meio a dor, o que torna tudo ainda mais difícil…

Eu confesso, sempre fui difícil de receber, de me entregar a uma situação… E quando aprendi isso, de aprender a receber ajuda, isso melhorou muitas coisas, aliviou muitos “pesos”… E resolvi praticar o “receber” nesse momento difícil e fui surpreendida por Deus.

Já estou imobilizada há 19 dias, essa circunstância tem me incomodado, às vezes fico mal, pois não mexe com a questão apenas física mas emocional também e…Em meio as minhas inconstâncias, erros, dificuldades, eu assim como você tenho que escolher que caminho trilhar…

andando sozinha

A Palavra de Deus nos assegura que os pensamentos do Senhor são de paz , e não de mal , para nos dar o fim que desejamos.  Ninguém nasce “pronto”, perfeito e inacabado, nós somos seres humanos e somos o único ser adaptável a todas as circunstâncias… E em casa uma delas Deus quer tratar algo em nós, falar conosco, e se permitirmos agir em nós e através de nós.

Sendo assim, vamos refletir nesta Palavra, do Livro de Jeremias, cap. 29:11-14ª:

“Porque sou eu que conheço os planos que  tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei.Vocês me  procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.Eu me deixarei ser encontrado por vocês, declara o Senhor e os tirarei de volta do cativeiro.”

 Então, em meio a dor, podemos aprender o caminho que devemos trilhar, sob à luz da Palavra:

1-Primeiro saber o caráter de Deus- Ele não muda em meio as circunstâncias, Seu amor por nós não é volúvel ou por merecimento;

2-Os pensamentos de Deus de paz a nosso respeito, está ligado ao caráter de Deus, a essência de Deus e Ele é constante;

3-A Palavra nos dá o “caminho”, a “receita” a seguir… Devemos clamar a Deus, orar a Ele, e logo Ele nos assegura: EU OUVIREI;

4-Não importam as circunstâncias, devemos buscá-lo e O encontraremos se o nosso coração ansiar, ou seja, Ele quer amor, se relacionar EM AMOR conosco. Nós ansiamos por aquilo ou aquele a quem amamos, impossível procurar de todo o coração se não há amor (DEUS É LINDO);

5-E seja aonde estivermos,  se estivermos perdidos, tristes, com medo, ansiosos, angustiados, Ele deixará ser encontrado por nós.

Não há receitas para lidar em meio as turbulências, mas há o Deus de Amor, constante, fiel que sempre estará ali, nos esperando para nos tirar de todo e qualquer cativeiro, nevoeiro, lamaçal.

caminhos

Os caminhos são muitos, mas há O caminho que podemos seguir crendo… Jesus- Ele é o caminho, a verdade e a vida.

Não podemos duvidar que temos o Espírito Santo, Ele é uma pessoa, nos foi dado o Espírito Santo e Ele anseia um relacionamento conosco a fim de nos anunciar a vontade de Deus…

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
João 14:26

Assim, se estivermos firmes e constantes em buscar a Deus, é certo de que Ele nos anunciará o caminho, nos conduzirá, estará consoco  e nos trará de volta muito mais firmes e apaixonados por Ele e Sua presença. Afinal,…

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Romanos 8:28

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2

“…eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.”
João 10:10

Que em momentos difíceis nosso olhar e coração estejam fixos em Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo, que estejamos firmes na Sua Palavra, constantes em oração e busca e a cada dia mais temendo e amando…Que o nosso amado Senhor nos guie pelos seus caminhos e que nós não desviemos Dele!

Paz!

Ana Lu

Deixe um comentário

