A MORBIDEZ, O MEDO, A FÉ E A SOBERANIA DE DEUS

Publicado: 26/03/2014 por analubarcelos89 em Vida Devocional

morbidez  i

Olá! Boa noite!

Como de praxe eu por aqui às quartas… 😉

Esse é meu terceiro post no blog, e eu não consigo escrever sobre algo que eu não esteja vivendo, sentindo e refletindo…O título desse blog tem a ver com o que tenho vivido nos últimos dias, me questionado… Até onde podemos ir ?Até onde podemos ficar parados, inertes? Como funciona nossa vontade x a vontade de Deus?

Estamos vivendo num tempo muito cruel, um tempo em que há uma “liberdade” que vem sendo pregada para todo o mundo, mas infelizmente é uma liberdade que aprisiona… Na medida em que há essa falsa liberdade, há a verdadeira liberdade em Cristo Jesus, mas também há as nossas vontades, nossos temperamentos, contradições internas nossas ante a um mundo que prega uma liberdade, facilidade tão grande que chega a dar preguiça de viver algo diferente que essa “pressa”. De fato, somos a geração a “fast food” e não estamos preparados para comida “caseira”. Somos uma geração insaciável, parece que não fomos prontos para a espera, para o investimento mais lento, para a resposta mais longa…

Aí quando as coisas imediatamente não saem ou não são como queremos desistimos, ficamos mórbidos, indiferentes ou caímos numa de dizer que estamos esperando. Tenho percebido que temos muita facilidade para isso. E nessa facilidade estão incluídos os nossos relacionamentos, com Deus e com os homens.

Talvez o que esteja faltando em nós é posicionamento: O queremos de verdade? O que não queremos? Quais dificuldades temos e como podemos lidar com elas sem nos entregarmos a elas? Temos medo de que e como podemos lidar com esse medo? Como podemos fazer para vencer o medo? Tenho consultado acerca das minhas escolhas a Deus? Sou dependente ou acomodado? Sou dependente ou medroso?

Essas perguntas são duras, mas nos impulsionam. Ninguém quer mostrar o quarto sujo ou desarrumado para quem visita a sua casa. Nosso coração é como uma casa possui muitos cômodos, alguns como a sala são organizados, possuem boa aparência, mas outros, como o quarto, por exemplo, estão desarrumados, sujos…

Mas sabe o mais interessante das dificuldades? Deus se importa em saber, Jesus quer entrar , o Espírito Santo anseia nos mostrar tantas coisas maravilhosas… Na Palavra de Deus, em Apocalipse 3:20 diz :

Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

Ao abrirmos a porta para o Senhor, começamos a cear com Ele. Cear é ato de intimidade. Você não se alimenta com que não tem intimidade. E sabemos que quando temos um encontro com o Senhor saímos diferentes dessa intimidade.

O mundo não nos tem mostrado coisas, relacionamentos interessantes, amáveis, tem nos pregado relacionamentos descartáveis, emoções mentirosas, pessoas feridas, doentes emocionalmente, pois somos tendentes a escolher o prático- o humano, do que aquilo que requer de nós uma busca, uma escolha e nos dá um lugar seguro – JESUS.

Todos os dias nos rondam sentimentos de fracasso, medo, morbidez ante a tantos problemas e escolhas que devemos fazer, que dão medo, que começamos a cansar de viver, mesmo sendo jovens.

A morbidez, segundo o dicionário, é característica do que ou de quem é mórbido; condição de quem está doente; denominação atribuída a quem perde as forças; desfalecimento ou moleza. Esses sentimentos tem nos rondado, pois como foi dito supra é mais fácil escolher não fazer nada ante a dificuldade a crer que a dificuldade pode ser mudada. E pode !

morbidez

O medo está também ligado ao estado emocional resultante da consciência de perigo ou de ameaça, reais, hipotéticos ou imaginários = FOBIA, PAVOR, TERROR;  ausência de coragem  = RECEIO, TEMOR ≠ DESTEMOR, INTREPIDEZ; preocupação com determinado fato ou com determinada possibilidade.

VENCENDO-O-MEDO

Quanto a esses- morbidez e medo, sabemos que podem ser vencidos pela Palavra viva e eficaz do Senhor, que fala sobre a morbidez, o abatimento, a falta de forças , o medo, a preocupação , ausência de coragem, senão vejamos:

 Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.  Isaías 40:29

 

No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. 1 João 4:18

 

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus.  Salmo 42:11

 

Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; 2 Coríntios 4:6-9

Sabemos que não existe receita de bolo para se viver uma vida de intimidade com Deus, de entrega, de busca, de dependência, mas precisamos aprender com Ele como devemos nos posicionar e a agir, a não omitir, a lidar com as circunstâncias, as emoções, e aprenderemos que grandes coisas Ele planeja em nós, para nós e através de nós. Não estou me referindo apenas às bênçãos materiais, mas sim as espirituais, grandes tesouros que estão em Deus para nós.

ouvir a deus

Podemos alcançar esses tesouros, essas preciosidades que os dias ruins não roubarão, as tempestades não levarão.As bênçãos espirituais estão em Deus e podemos chegar à elas com fé e dependência do Espírito Santo.

Ontem estava conversando com Deus, falando com Ele pelos cotovelos, aí Ele falou ao meu coração: Você precisa parar para me ouvir!!! É muito bom “espernear” com Deus, mas precisamos ouvi-lo, os seus direcionamentos são preciosos, bons, agradáveis e perfeitos.

fé

Quando nos firmamos nas verdades Dele, o medo não nos atinge com facilidade,a morbidez não chega até nós, as dúvidas acerca de quem somos não pairam sobre nós, mas com toda certeza os que esperam no Senhor, o Soberano,os que se posicionam em DEUS, não são vencidos, vejamos a Palavra do Senhor:

Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas; foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes; por causa da grandeza das suas forças, e porquanto é forte em poder, nenhuma delas faltará.

Por que dizes, ó Jacó, e tu falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao Senhor, e o meu juízo passa despercebido ao meu Deus?

Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.

Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.

Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão;

Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. Isaías 40:26-31

n temerei

 

Em Deus estamos verdadeiramente seguros das emoções instáveis, do gênio ruim, do medo, da insegurança, da morbidez :

 

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

 Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.

 Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.

 Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.

 Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,.

 Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.

 Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.

 Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.

 Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.

 Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.

 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.

 Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.

 Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.

 Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.

 Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.

 Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.

Salmos 91:1-16

 

Então…Até onde podemos ir ?Até onde Deus nos levar e nos permitir ir… Até onde podemos ficar parados, inertes? Até onde Deus não falar para irmos…Como funciona nossa vontade x a vontade de Deus? Funciona bem com a instrução do Espírito Santo que nos ajuda a entender e facilita em nós a adequação de entender a vontade Dele em nós- boa, perfeita e agradável.   

Que o Senhor nos livre de nós mesmos, que confiemos no Senhor, o Deus fiel, amável, constante e misericordioso. Que nos apeguemos ao Senhor,  com amor, Ele nos mostrará a salvação, assim não temeremos aos dias ruins pq sabemos o Deus que temos crido.

 

Deus te abençoe!

Ana Lu

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s