AMOR ROTINEIRO

Publicado: 15/04/2014 por bren0azevedo em Vida Devocional

“Todos os vossos atos sejam feitos em amor” (1 Coríntios 16. 14)

Estive pensando sobre o amor e me fiz uma pergunta. Quem eu realmente amo incondicionalmente? Primeiro pensei nos meus irmãos, depois pensei nos meus pais, minha avó e parei por aí. Não consegui pensar em mais ninguém nessa terra que sou capaz de amar a ponto de dá minha vida. Na verdade, morrer por alguém não é tão difícil assim. O difícil mesmo é se entregar todo dia pelo o outro. A maior prova de amor é a abnegação diária em favor do amado. Tenho amigos que procuro amar, que torço pela alegria deles. Tenho familiares que também amo de certa forma, mas não a tal ponto. Isso tudo mexeu bastante comigo. Principalmente quando eu li o versículo acima e vi a necessidade de o amor está presente em todos os atos. Tenho dificuldade de expressar verbalmente meu amor até para a minha família, quanto mais pra outras pessoas. Não que as palavras sejam o suficiente, mas tem horas que elas são necessárias também – apesar de sempre tomar cuidado para que as atitudes sobreponham às palavras.

Image

Hoje eu quero desabafar com você sobre esse desafio. Não é fácil minha gente! Tem algumas coisas que acredito que são determinantes para podermos amar. Primeira: decisão. Já estamos cansados de ouvir que amor é uma decisão e não um sentimento. Não preciso dizer muita coisa. Amor é decidir doar-se. E ponto. Segunda coisa que julgo ser importante para exercer o amor é a empatia. Sabe o que significa? Empatia é colocar-se no lugar do outro. Simples né? Não, nada simples. Para sermos empáticos temos que esquecer um pouco de nós, do nosso “famoso” umbigo. Onde você vê isso nesse mundo? Somos direcionados a pensar em nós mesmos todo o tempo. “Primeiro eu, segundo eu, terceiro eu”. É… mas o desafio é esse! Outro determinante é a perseverança. O amor necessita ser decidido todo dia. Sim, TODO DIA. É uma decisão diária. Você acorda, escova os dentes, põe a roupa, vai pro serviço e/ou escola e decidi amar. Certo? Errado! Pra quem decide amar precisa ser diferente. Você acordar, decidi amar, escova os dentes, põe a roupa, vai pro serviço e/ou escola etc. Não tenha meda de tornar o amor uma rotina, ele precisa ser rotineiro mesmo. Essa é o ponto chave do amor.

Pra encerrar deixo você refletindo numa das poesias mais lindas desse mundo!

1 Coríntios 13

                                                                                                                        Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos

e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine
E ainda que tivesse o dom de profecia

E conhecesse todos os mistérios e toda a ciência

E ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes

E não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres

E ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado,

E não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso;

o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses,

não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas;

havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino,

sentia como menino, discorria como menino,

mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Porque agora vemos por espelho em enigma,

mas então veremos face a face; agora conheço em parte,

mas então conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor,

Estes três, mas o maior destes é o amor.

 

Deus nos abençoe!

Breno Azevedo

 

comentários
  1. Evelyn disse:

    É difícil olhar para voce e nao enxergar o brilho de Deus…
    ele te usa de uma forma que é lindo, é só o que eu consigo definir.
    Nao paro de escutar sua musica, é linda!

  2. bren0azevedo disse:

    Querida Evelyn, obrigado pelo carinho. Somos apenas pessoas com o coração disposto a cada dia sermos melhores. Que Deus nos abençoe pra isso!

Deixe um comentário

