PONTES

Publicado: 22/04/2014 por bren0azevedo em Vida Devocional
Tags:

Uma pequena observação antes de começarmos: diferente dos outros posts, esse de hoje é voltado diretamente para os cristãos. Mas quero te deixar a vontade, caso você não o seja. Acredito que valerá a pena você ler. Começo com uma história para refletirmos: 

Dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito. 

Foi a primeira grande desavença em toda uma vida de trabalho lado a lado. 

Mas agora tudo havia mudado. O que começou com um pequeno mal entendido, finalmente explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio. Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem à sua porta. 

– Estou procurando trabalho, disse ele.Talvez você tenha algum serviço para mim. 

– Sim, disse o fazendeiro. Claro! Vê aquela fazenda ali, além do riacho? É do meu vizinho. 

Na realidade do meu irmão mais novo. Nós brigamos e não posso mais suportá-lo. Vê aquela pilha de madeira ali no celeiro? Pois use para construir uma cerca bem alta. 

– Acho que entendo a situação, disse o carpinteiro. Mostre-me onde estão a pá e os pregos. 

O irmão mais velho entregou o material e foi para a cidade. 

O homem ficou ali cortando, medindo, trabalhando o dia inteiro. 

Quando o fazendeiro chegou, nao acreditou no que viu: em vez de cerca, uma ponte foi construida ali, ligando as duas margens do riacho. 

Era um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou enfurecido e falou: 

– Voce foi atrevido construindo essa ponte depois de tudo que lhe contei. 

Mas as surpresas nao pararam ai. Ao olhar novamente para a ponte viu o seu irmão se aproximando de braços abertos. 

Por um instante permaneceu imóvel do seu lado do rio. 

O irmão mais novo então falou: 

– Você realmente foi muito amigo construindo esta ponte mesmo depois do que eu lhe disse. 

De repente, num só impulso, o irmão mais velho correu na direção do outro e abraçaram-se, chorando no meio da ponte. O carpinteiro que fez o trabalho, partiu com sua caixa de ferramentas. 

– Espere, fique conosco! Tenho outros trabalhos para você. 

E o carpinteiro respondeu: 

– Eu adoraria, mas tenho outras pontes a construir… 

Imagem

Ser Igreja é ser ponte. Infelizmente temos visto muitas cercas, algumas delas estão encobertas de falsa sabedoria, comercialização da fé, religiosidade etc. Temos perdido tempo, muito tempo. Estamos preocupados em construir instituições, estamos ocupados em promover programações, estamos querendo impor nossas escolhas como se fossem regras e acabamos esquecendo de sermos pontes. Qual é a função da Igreja? O que é ser Igreja? Vale a pena refletirmos sobre isso. Talvez eu não saiba te dizer exatamente o que é ser Igreja, mas eu sei o que não é. Igreja não é edifício. Igreja não é Instituição. Igreja não é um sistema. Igreja não é empresa. Igreja não vende nada. Igreja não se esquece das pessoas. Igreja não se preocupa com status. Igreja não quer aparecer. Igreja não tem denominação. Igreja não é minha, sua, muito menos do pastor. Igreja é Reino e esse Reino não é deste mundo.

“Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.” João 18:36

O Reino dos céus começa dentro de nós e reflete no próximo. Recentemente saiu o filme de Noé no cinema. Ouvi muitas reclamações a cerca dele, de que não é Bíblico, que contém heresias e tal. Vi até um pastor dizer para não assistirmos porque contém mentiras que distorcem a Palavra de Deus (–‘). Mas o que me chamou uma atenção foi um frase que li sobre isso: “As pessoas querem ver bíblia no cinema e entretenimento na Igreja” (autor desconhecido). Interessante, né? Pois é, tenho medo do caminho que temos tomado como Igreja. Estou pensando seriamente sobre isso nos últimos dias. Confesso que estou de saco cheio com tanta mesmice. Minha oração é para que Deus me ensine a ser Igreja, me molde ainda mais como ministro, me ache verdadeiro adorador.

Que Deus nos abençoe!

Breno Azevedo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s