A Espada e o Cálice

Publicado: 30/09/2014 por bren0azevedo em Vida Devocional

Aos poucos foram chegando as tochas, lanternas e armas. Acompanhando-as vinha o traidor disfarçado de amigo. Não era tempo de meias palavras, mas ainda assim os guardas pareciam se assustar com a facilidade que teriam para prender o acusado. Talvez, estivessem até se questionando o porquê de tanto armamento. A prisão seria fácil.

Nessa cena, não podemos esquecer do discípulo turrão. Aquele que jurou fidelidade, mas a negou instantes depois. Sua personalidade era forte, seu temperamento difícil de lidar. Sem pensar muito, desembainhou a espada. Foram segundos até que ela cortasse a orelha do saldado. Não foi o mesmo tempo que ele teve para negar o Mestre.

Com ele – o discípulo justiceiro – aprendemos que muitas vezes decidimos agir corretamente de forma impulsiva, porém, em contrapartida, calculamos muito bem nossas mazelas. Deixamos de usar a razão em favor do benefício para usar a leviandade em função dos nossos devaneios. Achamos que a força do nosso braço supera o poder do amor. E assim prosseguimos: cortando as orelhas achando que somos heróis, mas negando os princípios por medo dos vilões.

“Quando, pois, lhes disse: Sou eu, recuaram, e caíram por terra.” (João 18.  6)

883212-1852-it2

Ainda bem que temos o Mestre! Pois, até nesses momentos, Ele bondosamente nos apresenta o cálice. Ele nos oferece-o, não nos pressiona a tomá-lo, mas torce muito para que o aceitemos. Não é um cálice qualquer. Não representa o sangue derramado do ardor da justiça feita com as próprias mãos, nem o sangue da justiça humana. Esse cálice mantém todas as espadas guardadas. Porém traz consigo os desafios da porta e do caminho estreito. Esse cálice nos poupou de verter nosso próprio sangue para que o sangue imaculado fosse derramado em nosso favor.

Grato sou por isso! Que Deus nos abençoe.

Breno Azevedo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s