Chorando com os que Choram

Publicado: 03/03/2015 por Rubem Cruz em Amor
Tags:

O pai do filho pródigo tinha ao menos dois grandes motivos para estar triste, o primeiro era a falta do filho pela maneira que ele vai embora, e o segundo é de ver a indiferença do filho que fica em casa tem em relação a seu irmão. Acho que às vezes o que Deus espera de nós é que fiquemos mais tristes, em muitas ocasiões os cristãos querem mostrar que são felizes, pois acham que isto ratifica a presença de Deus em suas vidas. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manha. Acho que nossas noites têm sido muito curtas, enquanto algumas pessoas têm noites longas em baixo de pontes e viadutos de nossas cidades, na verdade deveríamos ter muito mais noites de choro, mas não pelas nossas demandas egoístas não realizadas, mas sim por causa das dores que os nossos irmãos passam, e muitos deles sem conhecer ao nosso Deus. Pessoas sofrem ao nosso redor e ainda temos a coragem de dizer que somos pessoas felizes, alegres. O slogan de uma igreja “lugar de gente feliz” é uma afronta ao evangelho de cristo que escolhe o lugar onde há luto em detrimento de estar onde há banquete. Igreja é como hospital, lugar de gente doente, e eu não acredito que alguém tenha no hospital uma referencia de local onde existam pessoas muito alegres e contentes. Acho que melhor slogan para uma igreja cristã seria “lugar de gente que cansou de fingir felicidade e quer começar a ficar triste pelos motivos certos”, pois estar feliz pelos motivos errados não é estar feliz, é ser sínico, indiferente à dor dos outros e isso não tem nada a ver com o evangelho de Jesus. Ou poderia ser “lugar de gente que só será completamente feliz quando não houver mais nenhum filho de Deus sofrendo”, pois como alguém pode estar feliz com um irmão perdido? Como um pastor dorme bem uma noite de sono, sabendo que existem ovelhas perdidas?

crianc3a7as-chorando2

Até entendo um cristão estar triste por uma dor que esteja passando temporariamente, mas que este momento seja a exceção, pois o que nos faz ser cristãos é sermos seguidores de cristo, e Ele sempre nos ensinou a sofrer a dor do outro, socorrer ao outro, isso nos dá o privilegio de sermos seus seguidores. Jesus chorou, mas nós, nós queremos é sorrir. Interessante, na bíblia não temos nenhuma passagem dizendo, Jesus estava muito alegre, ou Jesus estava muito feliz. Mas temos Jesus chorou, e chorou por compaixão, notem que Jesus iria ressuscitar a lazaro, logo poderia estar tranquilo, mas não, ele chora em respeito à dor daqueles que choravam a perda de um amigo, um choro solidário. Ele estava sofrendo a dor dos outros. Antes de ir para a cruz Jesus disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte. Ele estava triste, mas uma tristeza motivada pela dor do pecado de todo ser humano, Jesus chorou, Ele ficou triste até a sua morte. Tudo isso me indica que quando alguém se torna um seguidor de cristo não significa que ele irá parar de sofrer, mas sim que aprenderá a sofrer pelos motivos certos.

Jesus_Chorou_no_Gets_mani

Ouçam o que Davi vai nos contar em Salmos 35:11-13 Falsas testemunhas se levantaram; depuseram contra mim coisas que eu não sabia. Tornaram-me o mal pelo bem, roubando a minha alma. Mas, quanto a mim, quando estavam enfermos, as minhas vestes eram o saco;·. Se vestir de saco neste caso de Davi era exatamente para mostrar que a dor daquelas pessoas fazia com que ele não tivesse a coragem de se mostrar contente, ou feliz. Tomado por um sentimento de tristeza solidaria a dor daquelas pessoas que sofriam, Davi se veste de pano de saco. Uma igreja que não sofre as dores de um mundo que padece por não conhecer a Deus é uma igreja que não conhece seu próprio Senhor, encarnado na pessoa de Jesus cristo.

Edson Cravinho

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s